Dia 13 de maio - Conheça O Profissional Zootecnista

No dia 13 de maio, dia do zootecnista, parabenizamos todos os profissionais da área! Veja...

Em 13/05/2020 18:34
Atualizado em 13/05/2020 19:41

Texto literário por Daiane de Oliveira Grieser

Dia 13 de maio - Conheça O Profissional Zootecnista

O ensino formal da produção animal surgiu em 1848, na França, com a criação pelo Conde de Gasparin no Instituto Agronômico de Versailles do estudo de animais domésticos, denominada Zootechnie. O termo Zootecnia deriva-se do grego em que zoon significa animal e technê técnica, e lê-se zootecnia em português.

Em 1849, Émile Baudement, descreveu zootecnia em sua dissertação como sendo uma ciência que explica os acontecimentos. Ele foi o primeiro professor da arte e ciência da criação animal. Em 1881, Cornevin definiu como uma arte ou ciência aplicada que se aprende observando e experimentando.

No Brasil, em 1951 foi criada a Sociedade Brasileira de Zootecnistas (SBZ), com a participação de agrônomos e veterinários que trabalhavam na área da zootecnia, com o intuito de apresentar e discutir as pesquisas. O professor Octávio Domingues foi o 1º presidente da SBZ (1951 até 1968).

Devido a necessidade de profissionais preparados para esta finalidade, em 1953, o professor Octávio propôs a primeira grade curricular para orientar a abertura de cursos de zootecnia no Brasil. Já em 1966, foi criado o primeiro curso de zootecnia da América do Sul, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Uruguaiana, Brasil. A aula inaugural da faculdade foi no dia 13 de maio, data que foi posteriormente adotada como Dia do Zootecnista, pelos profissionais da área.

A profissão foi regulamentada em 4 de dezembro de 1968 pela Lei Federal número 5.550. Logo em seguida, em 1969, deu-se a criação do segundo curso de zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e o terceiro em 1970, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E assim a profissão foi se estabelecendo no Brasil, e atualmente conta com uma oferta do curso em mais de 100 universidades.

O símbolo da zootecnia (Figura 1) foi feito em 1973, oficializado em 2006, pelo prof. médico veterinário Pedro Surreaux, a pedido do prof. Mário Hamilton Villela, reitor da PUCRS na época, e um dos responsáveis pela implantação do primeiro curso de zootecnia no Brasil.

 

A zootecnia é a ciência que estuda a criação dos animais, com o objetivo de produzir de forma eficiente, em tempo reduzido, possibilitando melhores resultados econômicos para o produtor e indústria, considerando a sustentabilidade da cadeia produtiva.

São diversas as áreas de atuação profissional, desde a criação do animal, processamento de produtos (carne, leite, ovos e mel, entre outros) e subprodutos, até chegar ao consumidor final. Podemos destacar as principais, como manejo, reprodução, melhoramento genético, nutrição, forragicultura, ambiência, instalações, comportamento e bem-estar animal, biosseguridade, administração rural, dentre outras.

No dia 13 de maio, dia do zootecnista, parabenizamos todos os profissionais da área, enfatizando sua importância para a sociedade, no aumento da produtividade a campo das culturas zootécnicas (aves, bovinos, suínos, equinos, peixes, abelhas, ovinos, caprinos, coelhos, búfalos, animais silvestres de interesse zootécnico, entre outros), e na obtenção de produtos de origem animal com qualidade, que proporcionem segurança alimentar e com preços acessíveis, a fim de suprir a necessidade do mercado consumidor.

 Referências consultadas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ZOOTECNISTAS – ABZ. Zootecnia. Disponível em:<http://abz.org.br/o-curso-de-zootecnia/>. Acessado em: 05/05/2020.

Budel, C. Entenda o significado de cada elemento no símbolo da Zootecnia. Disponível em:<http://abz.org.br/blog/significado-simbolo-zootecnia/>. Acessado em: 05/05/2020.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível:<https://www.crmvsp.gov.br/site/historia_zootecnia.php>. Acessado em: 05/05/2020.

Fonte:  Foto:Pixabay

Daiane de Oliveira Grieser 1 , Tharciene Vitória Pereira Silva 2 , Pedro de Souza Quevedo 1
1 Acadêmica do curso de zootecnia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
(Unifesspa)/Campus Xinguara, Pará.
2 Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)/Campus
Xinguara, Pará.

Anuncie Aqui!


Material complementar


Tags da postagem

Artigo cientifico Profissão Ensino Comemoração santa catarina Xinguara brasil zootecnista dia do zootecnista 13 de maio Sociedade Brasileira de Zootecnistas (SBZ), Daiane de Oliveira Grieser 13 de maio de 2020