COOPERAÇÃO: Fundação Aury Luiz Bodanese soma mais de 1.600 ações no ano

Projetos socioambientais envolveram mais de 140 mil pessoas em diversos pontos do Brasil

Em 04/03/2020 15:29

Notícia por MB Comunicação

COOPERAÇÃO: Fundação Aury Luiz Bodanese soma mais de 1.600 ações no ano

A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade social mantida pela Aurora Alimentos, tem como missão a iniciativa de valorizar o ser humano e de contribuir para o exercício da cidadania. Só em 2019, a FALB promoveu 1.641 ações socioambientais que atenderam 143.816 pessoas em diversos pontos do Brasil.

O programa Amigo Energia da FALB foi um dos destaques do ano. Foram 376 ações e 24.851 pessoas envolvidas em 2019 no incentivo e na consolidação do trabalho voluntário na comunidade. O projeto proporcionou 726 doações de sangue, envolveu 358 instituições e 4.730 voluntários, 2.808 deles da Aurora, incentivados pela Cooperativa a destinarem até 12 horas de trabalho voluntário por ano. Dentro do programa, a Fundação também realizou o sonho de 91 casais no Casamento Cooperado em Chapecó (SC) e Erechim (RS). Foram 1.784 convidados e 62 voluntários envolvidos no projeto que oportuniza cerimônia especial e gratuita aos empregados da Aurora Alimentos e comunidade em geral.

Outra ação do programa foi o Conexão FALB, que reuniu 300 participantes em evento especial, em Chapecó (SC) no mês de novembro. A atividade conectou voluntários de 31 unidades da Aurora Alimentos e socializou projetos desenvolvidos durante o ano.

Pelo programa Eco Cooperação, a FALB promoveu 571 ações e 40.715 atendimentos. O projeto trabalha na comunidade e nas escolas a importância da conservação e preservação dos recursos naturais. Foram 252 ações em Santa Catarina, 297 no Rio Grande do Sul, 12 no Mato Grosso do Sul e 10 no Paraná.

Duas ações também marcaram o ano no programa Atitude Agora. O 3º Workshop Viva as Diferenças, realizado em Chapecó (SC), alcançou 2,3 mil pessoas, com 11 palestras e arrecadação de 730 litros de leite. O evento realizado todo ano busca a inclusão social e a valorização pessoal e profissional das pessoas com deficiência. Foram 142 ações e 8.234 atendimentos do programa em 2019. A outra ação foi a parceria da FALB com o Instituto Guga Kuerten (IGK) que, no ano, envolveu 27 municípios de Santa Catarina, com 30 entidades beneficiadas e R$ 618 mil investidos na melhoria de instituições que atuam com pessoas com deficiência.

Destaque também para o programa Vozes do Corpo, que desenvolve por meio da dança vivências artísticas e culturais, através da linguagem corporal. O programa atendeu em 2019, 143 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos. O ano também contou com a realização da Mostra Cultural, que homenageou os 50 da Aurora, com a participação de aproximadamente mil pessoas.

PRÊMIOS

Os programas da FALB também premiaram escolas que desenvolveram projetos voltados à sustentabilidade e à cooperação (Prêmio Escola Cidadã), além de incentivo à leitura (Prêmio Poesia Destaque). Em Santa Catarina, o Escola Cidadã premiou 34 projetos, com participação de 450 pessoas. No Rio Grande do Sul, foram 23 projetos, envolvendo 200 pessoas.

Para incentivar a leitura e treinar a capacidade de memorização, o prêmio Poesia Destaque envolveu 650 alunos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com sete poesias premiadas.

Na área cultural, a Fundação promoveu diversas ações no ano. O Centro de Memória Aury Luiz Bodanese recebeu 11.945 pessoas e comandou 74 atividades de resgate e promoção da história da Aurora Alimentos. O programa Roda de Leitura atendeu 23.946 pessoas, com 228 ações e sete cursos de formação nas unidades da Aurora de São Gabriel do Oeste (MS), São Miguel do Oeste (SC) e Joaçaba (SC), além da APAE de Xaxim (SC) e de escolas catarinenses de Chapecó, Herval d´Oeste e Vargem Bonita.

O programa Vivendo Saúde, que promove ações de prevenção, promoção, humanização e redução de danos na comunidade, fechou 2019 com 25.276 atendimentos e 228 ações. Destaque para a atividade Cinema de Prevenção que promoveu 77 sessões de cinema para 3.600 jovens aprendizes da Aurora, das cooperativas filiadas e alunos a partir do 8º ano do Ensino Médio das escolas próximas das unidades da Aurora Alimentos. O projeto reconheceu as melhores redações com ênfase na prevenção.

Além dos programas, a FALB também coordenou em 2019 ações cooperadas do projeto Baú dos Sonhos nas cidades catarinenses de Modelo, São Miguel do Oeste e Romelândia. A atividade fez parte das comemorações dos 50 anos da Aurora e incentivou os empregados da Cooperativa a compartilharem um desejo que gostariam de ver realizado.

Para o presidente da Fundação, Oscar Trombeta, o extenso calendário anual de ações reforça o compromisso da FALB de incentivar boas práticas socioambientais e valorizar iniciativas que promovam a transformação social.

"São ações que fazem a diferença para a comunidade interna e externa, baseadas na sustentabilidade e na cooperação, dois princípios defendidos pela nossa Fundação. Conseguir envolver mais de 140 mil pessoas em mais de 1.600 atividades é uma grande conquista que impõe responsabilidade e muita entrega. Só tenho a agradecer e parabenizar toda equipe FALB", sublinha Trombeta.


Tags da postagem

FALB Fundação Aury Luiz Bodanese ações eventos chapeco