Sofreu um acidente em razão de defeito em via pública?

Advogada Luciana Zanco aborda este assunto na coluna desta semana no Quilombo Mais.

Em 30/09/2019 20:06
Atualizado em 09/10/2019 08:29

Notícia por Luciana Zanco

Sofreu um acidente em razão de defeito em via pública?

Não interessa se o dano foi ao carro, moto, bicicleta, motorista ou pedestre. Se o defeito na via pública foi o causador do acidente, quem paga essa conta e todos os seus prejuízos é o ente responsável pela via.

Isso é o que preleciona o Art. 5º, incisos V e X da Constituição Federal de 1988, veja na integra:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]

V – É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

[...]

X - São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.               

  (grifo nosso) 

Ainda, observa-se que o ente público tem responsabilidade objetiva, razão pela qual responde objetivamente independente de aferição de existência de dolo ou culpa, por força da norma constitucional insculpida no art. 37, § 6º da CF/88.

Portanto, basta registrar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, tirar fotos do acidente e do defeito na pista (caso possível) e realizar pelo menos, dois orçamentos do conserto do veículo.

Se houver pessoas feridas com o incidente, guarde todos os comprovantes de gastos, inclusive com materiais de curativos, medicamentos e atendimentos médicos.

Ainda, destaca-se que os valores são corrigidos na maioria dos casos, a data do evento danoso, e além dos danos patrimoniais poderá ser requerido indenização por danos morais e estéticos.

Sofreu um acidente ou conhece pessoas que passaram por isso? Informe-os sobre seus direitos.

Curtiu nossa coluna? Compartilhe! Esclarecimentos, e/ou sugestões de assuntos podem ser encaminhados para nosso contato de e-mail abaixo.

Dra. Luciana Zanco  
lucianazancoadv@gmail.com

Resultado de imagem para facebook png pequeno  

CARRO NOVO COM ATÉ 30% DE DESCONTO

Assessoria no pedido de isenção de impostos!


Tags da postagem

Acidente poder público responsabilidade advogada em Quilombo Dra. Luciana Zanco Advogada Luciana Zanco Luciana Zanco Quilombo - Sc Santiago Do Sul Sc Irati - Sc 30 De Setembro De 2019 RESSARCIMENTO