Rota Rural de Quilombo é considerada case de sucesso do país

A escolha foi feita pelo Ministério do Turismo através de um júri técnico que elegeu a Rota dos Encantos Rurais de Quilombo como uma das melhores práticas no turismo de base comunitária do Brasil.

Em 29/11/2018 20:27

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Rota Rural de Quilombo é considerada case de sucesso do país

A rota de turismo rural foi eleita como um case de sucesso e um modelo a ser seguido. A escolha foi feita pelo Ministério do Turismo através de um júri técnico que elegeu a Rota dos Encantos Rurais de Quilombo como uma das melhores práticas no turismo de base comunitária do Brasil. O projeto foi escolhido entre 241 iniciativas divididas em sete categorias e está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo

 Segundo o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, disseminar as melhores práticas do turismo brasileiro significa reconhecer a importância desses exemplos para o desenvolvimento turístico do nosso país e contribuir para que outros destinos tenham os melhores modelos a seguir. “Estamos reconhecendo e aplaudindo nossos avanços, nossos líderes e o pensamento moderno que está presente no mercado de viagens do país”, conclui. 

As consultoras da MKA Consultoria responsáveis pelo projeto desenvolvido através do Sebrae Chapecó consideram que o município já tem todos os motivos para comemorar. Karla Hall destaca que “mesmo com o critério de que os projetos tenham menos de 24 meses de existência, concorremos com destinos consolidados a muito tempo no turismo brasileiro e com excelentes práticas no segmento, o que valora ainda mais o trabalho desenvolvido em Quilombo”. Um outro critério de classificação são os resultados diretos e indiretos que os projetos apresentam e os impactos provocados no turismo e na comunidade. 

A consultora Sílvia Nowalski lembra que a Rota tem resultados importantes relacionados não apenas ao fluxo turístico, mas também no retorno financeiro dos produtores, na formalização de pequenos negócios e até no êxodo urbano com a volta de pequenos produtores para o meio rural.  Ela acredita que esse reconhecimento nacional deve-se à seriedade da proposta de desenvolver o turismo com o envolvimento da comunidade e de ver os resultados dessa prática mudando de fato a vida das pessoas - e faz coro com sua colega de trabalho: “estamos entre os três melhores do país e isso é motivo de sobra para comemorar”, festeja a consultora. 

A entrega do Prêmio Nacional de Turismo será feita no dia 05 de dezembro em um evento no Rio de Janeiro.    

Encantos Rurais de Quilombo

 A Rota dos Encantos Rurais de Quilombo envolve oito pequenas propriedades rurais que abrem suas portas para apresentar aos turistas o modo de vida simples e o trabalho do homem do campo. Nela o agricultor que antes tinha a missão exclusiva de produzir alimentos, agora também produz e dissemina conhecimento, oferece lazer e proporciona experiências únicas, transformando o meio rural em um lugar de acolhimento e de partilha. 

O “Encantos Rurais de Quilombo” foi lançado a pouco mais de um ano em uma parceria entre a prefeitura de Quilombo e o Sebrae. A rota possui quatro diferentes ofertas de roteiros e todas as visitas precisam ser agendadas com antecedência mínima de 48h.

Maiores informações: (49) 99819 5555 

 Fonte|Fotos:MKA


Tags da postagem

turismo Turismo Rural Quilombo SC Descanso Físico e Mental 29 de novembro de 2018