Cirurgiã Dentista Brenda Marmentini esclarece dúvidas sobre o clareamento dental.

A Profissional fala sobre o clareamento dental.

Em 20/02/2018 19:31
Atualizado em 20/02/2018 19:38

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

Cirurgiã Dentista Brenda Marmentini esclarece dúvidas sobre o clareamento dental.

Os parâmetros de beleza impostos pela sociedade influenciam cada vez mais a população a buscar mais aceitação pessoal. Essa aceitação envolve também a harmonização do sorriso. Pensando nisso, a profissional Cirurgiã Brenda Marmentini, da Clinica Odonto Top de Quilombo, irá falar sobre um dos procedimentos mais procurados para a melhoria da estética do sorriso: o clareamento dental.

Com o passar do tempo, os hábitos e a alimentação de cada pessoa tendem a tornar o sorriso mais amarelado, gerando insatisfação. Nesses casos, a melhor escolha é o clareamento dental, porém, precisamos esclarecer algumas verdades e mitos sobre esse procedimento.

O clareamento ocorre através de um processo químico, em que o oxigênio quebra as moléculas de pigmentos (cromóforos) em moléculas menores. Desta forma, essas moléculas permitem mais reflexão de luz, tornando o dente mais claro.

Trabalhamos com dois tipos de clareamento: clareamento de consultório e clareamento caseiro.

No clareamento de consultório, é utilizado um agente em maior concentração, produzindo um efeito mais rápido, e também torna o dente um pouco mais sensível. Esse clareamento pode ser repetido de acordo com a necessidade de cada paciente.

No clareamento caseiro, é utilizado um agente em menor concentração, que é aplicado sobre finas moldeiras de silicone. Este método exige um pouco mais de paciência e disciplina, mas produz melhores resultados a longo prazo. Existe também a possibilidade de associar as duas técnicas. Desta forma obtém-se um resultado rápido e mais duradouro.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

O clareamento causa sensibilidade nos dentes?

 Sim. Durante o tratamento, ocorre um aumento da sensibilidade ao frio. Nesses casos pode ser utilizada a fluorterapia e pastas dentais para sensibilidade. Após o tratamento essa sensibilidade não permanece.

Qualquer pessoa é candidata a fazer clareamento dental?

Todos podem fazer, mas existem algumas contraindicações, como por exemplo: restaurações amplas, lesões cariosas, pacientes com condições pré-cancerígenas, gestantes e lactantes, pacientes com muita sensibilidade, manchas causadas por antibióticos como a tetraciclina, e menores de 16 anos.

Cremes dentais com ação clareadora funcionam?

Não. Estes produtos contém um agente abrasivo, que remove algumas manchas superficiais. Esse agente abrasivo, se usado em demasia pode provocar um leve desgaste no esmalte dentário. Estes produtos não tem o poder de tornar o dente mais branco.

É necessário eliminar alimentos e bebidas da dieta durante o período do clareamento?

Não existe nenhum dado que comprove que os alimentos e bebidas manchem os dentes durante o tratamento. Mesmo assim, pedimos para que alimentos e bebidas escuras sejam evitadas, ou, quando os mesmos forem consumidos, que logo se faça a higiene dentária.

Atenção!!! Dentes tratados endodonticamente (tratamento de canal), restaurações dentárias, coroas totais e próteses não sofrem ação do clareamento. Para saber o melhor tratamento, procure um cirurgião-dentista para esclarecer todas as dúvidas.

Existem outras técnicas que podem ser utilizadas juntamente ao clareamento que podem tornar seu sorriso ainda mais lindo e saudável.

Saiba mais sobre o assunto agendando uma consulta na Odonto Top

Fonte: QuilomboMais|BrendaMarmentini


Tags da postagem

Quilombo 2018 Aparência e Autoestima clareamento dental Cirurgiã Dentista Brenda Marmentini Odonto Top