A dor física e sua relação com a dor psíquica

Quando sentimos dores sem explicação aparente, chamamos as mesmas de doenças psicossomáticas.

Em 09/12/2018 19:09

Notícia por Agência de Notícias Qbo Mais

A dor física e sua relação com a dor psíquica

Seria cômico se não fosse trágico, mas geralmente os traumas psicológicos tendem a desencadear outros conflitos, caso não sejam tratados.

Fato que acontece com frequência, porém, pouco percebido, pois, o sujeito tende a procrastinar o tratamento, ou busca resolver de maneiras radicais. Um exemplo que podemos citar é a ida repentina ao médico, do qual o mesmo, busca através de seu trabalho, encontrar soluções referente ao que o sujeito se queixa, porém, este mesmo sujeito, que visita o médico com frequência, talvez não esteja passando por uma doença física, e sim, um conflito psíquico que tende a responder em formas de sintomas, no corpo.

Quando sentimos dores sem explicação aparente, chamamos as mesmas de doenças psicossomáticas, que é o nome dado à complicações físicas que acabam surgindo, mas que não conseguimos encontrar o verdadeiro motivo por detrás destas complicações, e isso ocorre porque a real causa vem da mente, que pouco é cuidada ou tratada. Muitas pessoas transferem para o corpo, de maneira inconsciente, seus conflitos psíquicos que estavam recalcados, por isto, nem toda dor física, é física.

Vale lembrar que, os pacientes geralmente retornam com as mesmas queixas às consultas, porque a dor na alma não é tratada com medicamentos, sendo assim, nossa saúde mental é tão importante quanto a física. Não espere tratar, busque prevenir.

Por fim, conclui-se que, tudo que recalcamos/guardamos na mente, o inconsciente se encarrega de trazer de volta em forma de sintomas ou doenças, ou seja, podemos procrastinar, ou tentar fugir, mas se o conflito não for trabalhado, a “bola de neve” só tende a crescer cada vez mais, abrindo espaço para novos conflitos psíquicos.

Acompanhamento psicológico fica a cargo da Psicóloga Rosevani Zattera, durante todas as manhãs.

Os atendimentos acontecem na estética Simetria, localizada na Avenida Primo Alberto Bodanese, número 1055, centro, Quilombo. Telefone para agendamentos: (49) 9 9904-5072


Tags da postagem

dores AgendaSaude Rosevani Zattera Simetria Psicóloga Rosevani Zattera ´Quilombo 09 de dezembro de 2018 Saúde Física Saúde Emocional Aparência e Autoestima Descanso Físico e Mental